Para compreender o conceito de regionalização, a
professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental CAIC – “Luizinho de
Grandi”, questionou os alunos em relação aos conhecimentos prévios,
indagando-os sobre a temática: região e regionalização. Após, dividiu-se a
turma em cinco grupos, onde cada grupo foi monitorado por um bolsista, que
ficaram responsáveis por auxiliar a aprendizagem dos estudantes e dinamizar o
conteúdo abordado. Para isto foi utilizado mapas mudo do Rio Grande do Sul, em
E.V.A, juntamente com figuras representativas das atividades socioeconômicas,
histórico-culturais e físico-naturais, onde os alunos distribuíram as figuras
conforme as regiões que estavam demarcadas no mapa fornecido pelos bolsistas ao
seu grupo. Com o mapa mudo caracterizado e finalizado, os alunos foram
instigados a produzir a legenda coletivamente, ou seja, a turma foi mencionando
as particularidades evidenciadas no grupo.
Além disso, os alunos foram motivados a criar um
título relacionado a temática abordada em sala de aula. Observou-se que através
da atividade, os alunos, aprimoraram o conceito de região, uma vez que partiram
de análises locais (exemplificações dentro da sala de aula, agrupando os alunos
conforme as suas semelhanças – idade, altura, time, etc.), fazendo inferências
regionais (estado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário