segunda-feira, 15 de setembro de 2014

O USO DE MAPA MUDO NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE REGIONALIZAÇÃO


Para compreender o conceito de regionalização, a professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental CAIC – “Luizinho de Grandi”, questionou os alunos em relação aos conhecimentos prévios, indagando-os sobre a temática: região e regionalização. Após, dividiu-se a turma em cinco grupos, onde cada grupo foi monitorado por um bolsista, que ficaram responsáveis por auxiliar a aprendizagem dos estudantes e dinamizar o conteúdo abordado. Para isto foi utilizado mapas mudo do Rio Grande do Sul, em E.V.A, juntamente com figuras representativas das atividades socioeconômicas, histórico-culturais e físico-naturais, onde os alunos distribuíram as figuras conforme as regiões que estavam demarcadas no mapa fornecido pelos bolsistas ao seu grupo. Com o mapa mudo caracterizado e finalizado, os alunos foram instigados a produzir a legenda coletivamente, ou seja, a turma foi mencionando as particularidades evidenciadas no grupo.

Além disso, os alunos foram motivados a criar um título relacionado a temática abordada em sala de aula. Observou-se que através da atividade, os alunos, aprimoraram o conceito de região, uma vez que partiram de análises locais (exemplificações dentro da sala de aula, agrupando os alunos conforme as suas semelhanças – idade, altura, time, etc.), fazendo inferências regionais (estado).



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